Implantada em área rural de 273 mil metros quadrados, na região agrícola do Distrito de Campo do Coelho, Município de Nova Friburgo, a Escola Família Agrícola Rei Alberto I foi a primeira de seu gênero no Estado do Rio de Janeiro. O início de suas atividades ocorreu no mês de março de 1994. O Colégio Municipal CEFFA Rei Alberto I é uma instituição de Ensino Público, funcionando a partir de uma gestão compartilhada, através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, o Instituto Bélgica - Nova Friburgo (IBELGA) e a Associação de Pais. Seu funcionamento se dá em função da Pedagogia da Alternância, adaptado à realidade das famílias rurais. Esse compromisso marca o esforço em promover no meio rural a qualidade e a dignidade do cidadão e do seu meio, integrando a comunidade/associação, buscando na solidariedade e na capacitação profissional encaminhar soluções aos problemas da formação dos jovens, auxiliando ainda no desenvolvimento de atividades agrícolas e não agrícolas.
O CEFFA CEA Rei Alberto I possui dois cursos distintos: O Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária e o Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Administração, ambos funcionando com a aplicação da Pedagogia da Alternância.
O Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária teve início no ano de 1998 e já formou mais de 300 Técnicos em Agropecuária nos últimos 16 anos. A formação desses alunos se dá numa ótica de diálogo entre o conhecimento produtivo da família e as novas técnicas de produção agrícola, com ênfase às preocupações com o meio ambiente, à saúde humana e as técnicas agroecológicas de produção.
O Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Administração teve início no ano de 2009 e já formou mais de 50 técnicos em Administração nos últimos 4 anos. O curso teve origem na preocupação de se ofertar uma outra formação aos estudantes que não queriam ser técnicos em agropecuária, mas visualizavam outras possibilidades profissionais no meio rural, principalmente no que se refere ao empreendedorismo por novas atividades produtivas, mas principalmente para o setor de serviços no campo.
Vale ressaltar que o jovens que concluíram seus estudos em um dos dois cursos dessa unidade estão atuando no desenvolvimento da propriedade familiar, em empresas diversas ou em seus próprios empreendimentos (muitos nascidos dentro do Projeto Profissional desenvolvido ao término do curso técnico). Muitos se encaminharam para atividades remuneradas dentro do setor privado e público. Alguns se encontraram em profissões fora de sua formação e aqueles que desejaram, conseguiram se estabelecer em cursos superiores, inclusive nas tão concorridas universidades públicas.